TRABALHO DE GURDJIEFF - QUARTO CAMINHO


No mundo das práticas espirituais existem quatro linhas de evolução possíveis ao homem e cada uma possui suas subdivisões:
  1. Caminho do Yogue ( meditação ) é um trabalho onde o praticante abandona a vida normal e se dedica totalmente a um mestre que o ensinará a formar algo de valor dentro de si. Existem diversas formas de se desapegar da matéria com meditação, práticas corporais e mantras. Nesse caminho nada que existe na sociedade normal como carro, ônibus,dinheiro, tem importância; tudo isto é deixado de lado e o homem que procura o caminho ( salvação ) tem que deixar a sua própria vida para seguir seu mestre.
  2. O caminho do Faquir é através do domínio e sofrimento do corpo.O discípulo também cria algo duradouro dentro de si e para conseguir isto também tem que abandonar a vida normal. O Faquir trabalha o Centro Instintivo e o domínio sob o centro motor, porém também é preciso ter a determinação de ficar perto do seu mestre.
  3. Monge, através de práticas de oração, reclusão e abstinência, também consegue adquirir uma força que também permanecerá como algo duradouro. O Monge através de um trabalho no centro emocional necessita do Centro Intelectual para acreditar nas histórias dos santos e leituras bíblicas e outros livros e seu Centro Instintivo.
  4. Quarto Caminho, fundado por George Ivanovitch Gurdjieff, é um ramo da psicologia que estuda a máquina humana e suas complicações e limitações. No 4C não é preciso seguir nem abandonar nada para alcançar o seu objetivo, a observação imparcial de si e a prática da atenção não cessa, pode ser feita a todo momento e em qualquer lugar. Nessa prática o mundo ao nosso redor faz parte de nossa prática, nada está desvinculado, tanto o que sentimos e observamos interiormente como, o que existe fora de nós, nada está separado, nenhum movimento, nenhum assunto ou intenção, tudo é observado e trabalhado. Até isso que agora você lê não deve distraí-lo e absorvê-lo pelo entusiasmo do assunto, a observação é como uma seta com duas pontas uma para fora de si e outra para dentro, nada deve ser omitido, os movimentos, sons, vozes interiores, nossa intenção e a do outros, tudo deve ser observado. Com essa prática adquiriremos uma consciência de si mesmo e a capacidadae de Ser com toda a nossa plenitude.
GRUPO DE TRABALHO DE GURDJIEFF ATUALMENTE
          .

               Somos o GTG, Grupo de Trabalho de Gurdjieff. Este grupo formou-se sob a orientação de Benedito Nelson no ano 2000, no Rio de Janeiro. Kyoshi, como é conhecido Benedito Nelson por seus alunos de Karate, então já dedicava mais de vinte anos às práticas e estudos contidas no Quarto Caminho. Inicialmente, o maior número de participantes do grupo compunha-se de estudantes de teatro, que entraram em contato com as publicações relacionadas ao Trabalho em suas pesquisas relacionadas à arte.Com o passar dos anos este Grupo se firmou com mais participantes, vindos de diversas origens culturais e étnicas. Nas reuniões semanais, que aconteciam na residência de Benedito Nelson e de sua esposa, Maria Nayara Arnaud Tavares Augusto dos Santos, recebemos orientações para o desenvolvimento harmonioso de cada um do GTG, enquanto atuávamos em diversas atividades para o desenvolvimento da atenção.


              No final do ano de 2004, após intensificação de nossas atividades, nos mudamos para o estado de Rondônia, onde construímos o Condomínio dos Samurais, sob a supervisão direta do Orientador do GTG, que se dedicou exclusivamente a transmissão de seu conhecimento em diversas áreas a seus alunos do GTG. Além disso, os participantes do Grupo que permaneceram no Rio de Janeiro mantiveram o compromisso com o GTG e permanecem se reunindo. O Grupo se expandiu para Belém, no estado do Pará, e também um grupo para iniciantes no Quarto caminho se formou em Porto Velho, Rondônia.

Benedito Nelson faleceu em agosto de 2013, mas seus alunos do Trabalho de Gurdjieff dão continuidade à sua obra em busca da consciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário