domingo, 21 de agosto de 2016

LIMITAÇÕES

O homem possui limitações, mas se considera ilimitado. Em nosso Trabalho nós devemos estar atentos para perceber quando chega o momento de nossas limitações. Nós temos limitações em todos os centros, incluindo nosso próprio corpo, mas desconhecemos. Então há uma necessidade grande do homem conhecer  suas próprias limitações, mas através de si próprio é impossível. O homem só conhece suas limitações num grupo quando está sendo dirigido por alguém .
Então nós temos nossas limitações físicas , isto é, do corpo planetário, um homem não consegue, sem treinar, fazer uma quantidade de exercícios que lhe seja imposto se não estiver preparado para isto assim como o homem não consegue manter a sua atenção por um tempo se não estiver treinado para isto. Isto também se prolonga às limitações em nossas atitudes, mesmo estando com atenção quando recebemos uma ordem. A pessoa pode ter uma limitação interior de compreensão, então a ordem pode ser iniciada mas não completada. Como o Eu desconhece suas limitações, ele se acha capaz de fazer tudo o que lhe é imposto, mas quando se inicia, ele vê que não é capaz disso. Quanto mais esforço o homem faz para ampliar o seu nível de limitação,  mais rápido ele está indo na direção da consciência. Por esse motivo nós devemos a todos os momentos de nossa vida estar numa luta constante para manter o nível de atenção o mais alto possível pois vamos com isso conseguir manter a atenção a um nível desejado para o Trabalho. Não devemos ter como desculpa o cansaço, deixar para depois, pois por mais esforço que façamos vai chegar num ponto que o nível de atenção vai diminuir  mecanicamente. As mudanças de exercícios semanais são com o objetivo deles não se tornarem mecânicos e temos, em várias oportunidades durante o dia, de fazermos o que nós pudemos lembrar no momento.
Vamos dizer que fazemos uma proposta a nós mesmos de que naquele dia contaremos todos os passos que vamos dar e marcamos num papel e sentimos a perna ao contar. Aí estará um treinamento para a vontade assim como para a lembrança. O homem do Trabalho dificilmente conseguirá manter isso apenas por um dia, mas isto não deverá ser motivo de amargura ou tristeza pois esta é sua limitação que poderá até ser marcada numericamente. Veremos que muitas pessoas terão facilidade nesse tipo de limitação mas se pusermos outra limitação como, por exemplo, toda vez que sentar manter uma determinada postura, ele perceberá que algo em si cansará, que não é seu corpo físico, aí estará sua limitação. A limitação não é cansaço, é impossibilidade de fazer o que se quer. Cansaço é outro detalhe. O homem número 4 tem muitas limitações mas não é igual ao homem 1,2,3. O homem 4 percebe as suas próprias limitações. O homem sem limitações será o homem completo. Tudo o que ele faz é capaz de concluir. Vamos dizer as limitações de cada centro:
  • Centro Motor: pode decorar e guardar uma série de movimentos mas ele está limitado a um tempo.
  • Centro Intelectual: pode estar limitado a uma série de lembranças quando passa daí, só através de um treinamento para ficar na memória.
  • Centro Emocional: só gosta da pessoa até um ponto, em outro ponto passa até a odiar. Se a pessoa fizer algo contrário a aquilo que se espera, imediatamente deixará de gostar da pessoa e o tratará como inimigo. Até seus próprios movimentos serão diferentes. Devemos colocar muita atenção nessa parte emocional pois quanto mais gostarmos de uma pessoa, mais aceitamos os erros dela. É através dos erros das pessoas que gostamos que vemos os limites dos nossos sentimentos. Quanto mais pessoas gostamos, mais alto é o nosso nível de ser.
  • Centro Sexual: Devemos também tomar cuidado com as limitações do CS pois existe uma série de fatores que levam a essas limitações. O CS se limita quanto a sensação durante o ato e não na quantidade de vezes ou no prolongamento do tempo. Por exemplo: um casal tem um relacionamento (pode ser rápido ou demorado) e ter um alto nível de sensação e um outro casal ter muito mais vezes e ter  um baixo nível de sensação. Aí está a limitação do CS e não a sua potência, virilidade ou outra coisa.
  • Centro Instintivo: As limitações são quase que desconhecidas pelo homem. Pois sendo um dos centros mais antigos possui uma gama quase que ilimitada de percepção, que o homem por estar desatento não usufrui dela e muitas delas foram perdidas pelo mau uso: Visão, Audição, Paladar e Tato.

Ao nos observarmos devemos aceitar essas limitações como algo a ser mudado e ao nos entregarmos a um esforço devemos não aceitar aquilo que nos vem como compreensão do CI e pensarmos que o corpo existe  para ser sacrificado fisicamente para podermos alcançar um nível diferente de consciência além dos prazeres que ele nos traz na sensação dos 5 sentidos. Ao nos depararmos com aquelas vozes de lucubrações conhecidas, como: “Estou cansado”, devemos enfrentar esse fato como um desafio a ser vencido pelo Eu interior que é muito superior a todos os fatos de fraqueza que são apresentados durante a nossa existência. Desconhecemos quase que completamente nossas próprias capacidades e só através de sacrifícios constantes daqueles momentos que achamos que são gostosos e bons para poder aumentar nossa própria capacidade, tanto perceptiva como de consciência, devemos nos separar totalmente dos impedimentos que vão surgindo no decorrer do Trabalho sobre si . Esses impedimentos podem ser sociais, de comportamento perante nosso serviço, família ou interior (no abandono para a morte daquilo que deve permanecer como uma atenção de nós mesmos).
Existem alguns fatores que não devemos confundir com limitações, que são os impedimentos. Uma pessoa pode ter capacidade de correr 5 Km, mas no dia que vai correr machuca o pé e não consegue correr nenhum Km. Foi um impedimento, não uma limitação. Uma pessoa ouve uma palestra e não guarda nada do que foi dito, isto é uma limitação e não um impedimento. Uma terceira pessoa está gripada e a gripe traz uma sonolência a impedindo de por atenção no que foi dito, isto é um impedimento, não uma limitação. Outra pessoa coloca toda atenção na palestra, relaxa o corpo, procura ficar presente e não lembra de nada, isto é uma limitação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário