segunda-feira, 5 de maio de 2014

DIVISÕES INTERIORES


Quando nos lembramos de nós mesmos, o primeiro processo para uma observação de si, algo acontece e se altera em nosso interior. Como normalmente estamos completamente identificados com quase tudo o que nos rodeia, deixamos este estado hipnótico e começamos a ter possibilidade de um Trabalho sobre nós mesmos. Seguindo o processo de auto-recordação, colocamos nossa atenção primeiro em nosso corpo e em sua sensação, que se pode começar pelo rosto e se estender até tomar todo o corpo. Alguém dentro de nós observa o exterior e o processo continua daí pra frente. Se estivermos falando ou ouvindo, estaremos situados dentro de nosso corpo e nossas ações como a das pessoas que estão ao nosso redor, passam a ser observadas. Em nosso interior, começamos a notar o que emocionalmente nos atinge e quais são as nossas reações dos diversos centros.

O Centro Intelectual fala interiormente quase sempre, dando opiniões e fantasiando os acontecimentos e a partir daí leva o Centro Emocional a ter sentimentos nem sempre bons em relação as pessoas ou fatos ao redor. Por exemplo: quando acontece algo exteriormente, ouvimos um barulho ou um carro na rua dando uma freada, imediatamente olhamos e se forma no nosso Centro Intelectual uma curiosidade do fato. O Centro Intelectual é dividido em 3 partes: PI (Parte Intelectual), PE (Parte Emocional) e PM (Parte Motora).
1.      PI: A capacidade dessa parte é criar, construir e descobrir. Sempre através de um esforço para manter a atenção( xadrez, matemática... )
2.      PE: O prazer de descobrir, conhecer e compreender ( quebra-cabeça,jogos de carta... ). Ao iniciarmos algum tipo de trabalho sem o incentivo de alguém, sem sermos mandados, foi o funcionamento da PE. A parte negativa é o contrário disto. Digamos que estamos passando por um local e vemos um sapato desarrumado, caído em algum lugar errado em  nosso caminho; podemos parar e arrumar para manter um equilíbrio daquele fato, este equilíbrio se reflete em nossos centros. Se não percebemos um fato deste, estaremos desatentos, dormindo e tudo a partir daí acontece mecanicamente. Se paramos e arrumamos um simples pano caído, algo ali se deu por pequeno que seja na direção da atenção. A soma da mecanicidade do centro se inicia e se espalha para os outros, comumente conhecido como “preguiça”.
3.      PM: É facilmente conhecida pois é a parte que possui frases estereotipadas, decoradas, repetições de palavras e sentenças. Repetições como: “Entendeu?”; “Sabe?”; “Não é?”; “Tipo assim.”. A parte motora também se subdivide em 3 partes e nelas estão inclusas a imaginação desenfreada, a curiosidade, a astúcia, cisma e falta de confiança, que funcionam automaticamente sem nenhum esforço, só gastando nossa energia e por isso podemos chamar de negativa.

Parte negativa do Centro Intelectual
As partes negativas das divisões desse centro são os desinteresses pelos fatos positivos de execução de um esforço em qualquer sentido. A parte intelectual do Centro Intelectual (CI) tem sua forma negativa se manifestando pelo desânimo em se descobrir algo, negação ou cansaço em usar o raciocínio em algum problema a ser resolvido.
Nós do Trabalho de Gurdjieff, ao tomarmos conhecimento disso, devemos observar esses fatos e essas reações de partes mecânicas que nos fazem dormir e ir contra esse estado negativo de ação, pois nos roubam energia que necessitamos para a formação de nosso corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário