quarta-feira, 19 de março de 2014

Grupo do Trabalho de Gurdjjief atualmente

            Somos o GTG, Grupo de Trabalho de Gurdjieff. Este grupo formou-se sob a orientação de Benedito Nelson no ano 2000, no Rio de Janeiro. Kyoshi, como é conhecido Benedito Nelson por seus alunos de Karate, então já dedicava mais de vinte anos às práticas e estudos contidas no Quarto Caminho. Inicialmente, o maior número de participantes do grupo compunha-se de estudantes de teatro, que entraram em contato com as publicações relacionadas ao Trabalho em suas pesquisas relacionadas à arte.
Com o passar dos anos este Grupo se firmou com mais participantes, vindos de diversas origens culturais e étnicas. Nas reuniões semanais, que aconteciam na residência de Benedito Nelson e de sua esposa, Maria Nayara Arnaud Tavares Augusto dos Santos, recebemos orientações para o desenvolvimento harmonioso de cada um do GTG, enquanto atuávamos em diversas atividades para o desenvolvimento da atenção.
No final do ano de 2004, após intensificação de nossas atividades, nos mudamos para o estado de Rondônia, onde construímos o Condomínio dos Samurais, sob a supervisão direta do Orientador do GTG, que se dedicou exclusivamente a transmissão de seu conhecimento em diversas áreas a seus alunos do GTG. Além disso, os participantes do Grupo que permaneceram no Rio de Janeiro mantiveram o compromisso com o GTG e permanecem se reunindo. O Grupo se expandiu para Belém, no estado do Pará, e também um grupo para iniciantes no Quarto caminho se formou em Porto Velho, Rondônia.
No dia 1º de Agosto de 2013, após um difícil processo de recuperação pós-cirúrgico, veio a falecer nosso Mestre e amigo Benedito Nelson. Após um breve período de reflexão interna, nós, alunos e praticantes do Trabalho de Gurdjieff, seguimos com sua obra nas práticas e estudos do Quarto Caminho.
Como alunos, fomos testemunhas da grandiosidade de sua obra, fruto da atenção e observação de si praticados por mais de quarenta anos. Omaior empreendimento de sua vida foi o esforço e sacrifício para o conhecimento de si mesmo e o desenvolvimento da psicologia da possível evolução do homem. Este esforço, materializado na dedicação diária e ininterrupta aos praticantes do GTG que o acompanharam, resultou na solidez do Grupo, que se mantém firme no intento de vencer o sono e a mecanicidade humanos, a fim de conhecer a verdadeira potencialidade do espírito humano em uma vida na Terra.

            Dando continuidade aos esforços do Kyoshi, nosso mestre de Karate, amigo e conselheiro, a orientação de nosso Grupo está sob responsabilidade de sua viúva, Maria Nayara,também praticante do Trabalho e aluna de Karate, e de nosso companheiro de Grupo Bruno Mendonça Guimarães, ambos escolhidos pelo Kyoshi em vida para esta tarefa de manter sua obra fiel aos ensinamentos e práticas do quarto Caminho. Deste modo, estes dois alunos de Benedito Nelson são os coordenadores das atividades de nosso Grupo, nas diversas áreas abrangidas pelas práticas e estudos teóricos dos ensinamentos de Gurdjieff. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário