sábado, 8 de fevereiro de 2014

Os Cosmos

Para entendermos em qual local estamos e qual a nossa situação no Trabalho, devemos ter a idéia dos Cosmos. É muita pretensão das pessoas acharem que por um simples telescópio ou microscópio podem entender a formação daquilo que conhecem a respeito do Universo. Neste conjunto de tudo o que existe como conhecimento do homem comum, desde a sua “consciência” até a vida orgânica, astros, etc,. Perguntamos:  “Em que lugar se situa a Terra?”; “Tudo existe pelo simples motivo ocasional da compreensão científica?”; “Será que a percepção da existência da vida é unicamente humana?”; “E as perfeições da natureza orgânica, como explicar?”.
Para se ter uma ligeira idéia de como é o Universo temos que  ver e entender duas situações distintas: a) o homem como matéria perceptível cientificamente ; b) o outro como um ser psicológico que também é uma materialidade, desde a pedra  ao pensamento e sentimento. Neste ponto podemos tomar o homem como a semelhança de Deus, mas deve ser um homem completo com todos seus corpos.
Neste contexto geral não podemos dizer que exista apenas 1 Cosmo, mas sim 7 Cosmos como um todo.

     Protocosmo – Absoluto, mundo de 1 lei.
     Ayocosmo – Todos os mundos, mundo de 3 leis
MI      Macrocosmo – Todas as galáxias incluindo  a Via – Láctea, mundo de 6 leis
             Intervalo de semitom, necessidade de um choque.
    4º Deuterocosmo – Todos os sóis incluindo o Sol, mundo de 12 leis.
SOL    Mesocosmo – Todos os planetas incluindo o Planeta Terra, mundo de 24 leis.
    6º Tritocosmo – A vida orgânica na terra incluindo o homem , mundo de 48 leis.
SI        Microcosmo – Todos os átomos, mundo de 3 leis.
            Intervalo de semitom, necessidade de um choque.
   8º Protocosmos – Absoluto, mundo de 1 lei, volta ao início.

A idéia de Cosmos é ligada ao Raio de Criação e se tentarmos entender as limitações de nossa compreensão, temos que minimizar tudo ao nosso nível de consciência e não esquecer duas coisas: a materialidade e a vibração. Quanto mais baixo o nível de materialidade mais vibração, quanto mais alta a materialidade mais baixa a vibração.
Um Cosmo se manifesta em outro superior ao seu próprio e também noutro inferior para se completar e dar continuidade e equilíbrio geral no Universo.
O homem vive no Tritocosmo e é limitado na sua vida comum do corpo denso, dentro de 48 leis. Vamos dizer que ao olharmos numa noite as estrelas, planetas, Lua no céu e sentindo a brisa noturna, estamos no Tritocosmo. Não temos idéia do Microcosmo (inferior a nossa situação) e do Mesocosmo (superior a nossa situação), mas no momento de percepção (miração) e visão espiritual passamos a ver em parte outra realidade, outro Cosmo, superior ou inferior (Microcosmo). Somente passaremos a atuar neles se tivermos veículo para se manifestar nesse Cosmo (2º Corpo - Astral).
O Protocosmo, ou 1º Cosmo: é o Absoluto. É a matéria de mais alta vibração existente. É a mais fina e sutil. Se nosso mais alto sentimento e pensamento dos centros superiores são H6, este, está três escalas abaixo (tríade) do 1º Cosmo, sendo acessível apenas ao homem número 7.
O Ayocosmo, ou  2º Cosmo é onde se manifesta a vontade e imaginação criadora do Absoluto. Está sob 3 leis. Se falarmos de materialidade, é a união do 2º mais alto nível de vibração com o mais baixo existente nos Cosmos. Seria tudo o que existe dentro de nossa compreensão e além dela. Não que tenha a matéria mais grosseira do universo, mas sim que está dentro, formando toda a matéria existente, sem contudo ser ela. Se quisermos analisar dentro da nossa compreensão, a sua parte negativa seria o Vácuo, a parte positiva o Átomo ou o movimento,e a neutralizante a percepção da matéria manifestada como cor e sons (concreto e abstrato).
O Macrocosmo, ou 3º Cosmo.: podemos dizer que é a Via-Láctea e nosso representante, o Sol, dentro dela junto com as outras estrelas que estão sob 6 Leis juntas.
O Deuterocosmo, ou 4º Cosmo: seria o nosso Sol ( Deus ), que nós olhando aqui da Terra não, percebemos o seu tamanho, apenas a sua manifestação mais grosseira como: forma, calor, irradiação, etc. O seu corpo que se manifesta dentro das 12 Leis, tem um tamanho incomensurável para nossa compreensão e podemos dizer que estamos dentro do seu corpo, que passa por nós “Planetas” e vai se intercalar nas próximas estrelas que nos rodeiam, para formar um outro ser.
O Mesocosmo, ou 5º Cosmo: é a matéria refinada que forma os planetas (Marte, Vênus, Terra, etc...). Não podemos confundir com a sua forma física visível astronomicamente (telescópio), pois os planetas são seres em evolução e eles juntos formam um outro ser dentro do Sol, com uma matéria que está sob 24 Leis.
O Tritocosmo, ou 6º Cosmo: é a vida orgânica sob a Terra e o homem como seu representante. Estamos sob 48 Leis ou forças e a Lua com 96 Leis, agregada a Terra.
O Microcosmo, ou 7o Cosmo.: é o mundo atômico que está sob 3 Leis. Depois dele vem novamente o Absoluto, formando então uma Oitava completa no Raio de Criação.
OBS: A teoria atômica atualmente está apenas iniciando, pois ainda desconhece a eletricidade, gravidade e luz.
Se compararmos um homem na cosmologia, podemos dizer que o átomo do seu corpo está sob 3 Leis, seu corpo físico sob 48 Leis e as moléculas ( ferro, cálcio, etc  ) conhecidas pela ciência comum estão sob 96 Leis, assim como a Lua.
O 2º Corpo, o Astral, tem sua materialidade igual a dos planetas, está sob 24 Leis e o corpo denso, 48 Leis.
O 3º Corpo, o Mental, está com uma matéria bem mais refinada sob 12 Leis.
O 4º Corpo, o Divino, está sob 6 Leis, igual ao das estrelas.
Se olharmos o Sol daqui da Terra, ele tem o mesmo tamanho da Lua, visualmente falando, e sua influência orgânica aqui na Terra é equiparada com a Lua, mas sabemos que ele é mais de 1.300.000 vezes maior que a Terra, e a Lua é menor que a Terra. Somente pela distância é que se equiparam os 3 astros: Sol, Terra e Lua; e este fator os planetas se equiparam às estrelas, como da mesma forma influenciam a vida humana na Terra. Podemos dizer que para influenciar sem desequilibrar, teriam que ter essa distância. Se o Sol ficasse mais perto, o veríamos maior e a vida orgânica seria impossível na Terra e se a Lua estivesse na distância do sol, nós nem a veríamos, a sua existência seria nula.
Não podemos esquecer de que o fator distância e sua influência sobre nós atuam em todos os sentidos, tanto entre os astros como entre as pessoas.
O nosso corpo físico (48 Leis) está junto com nossos pensamentos e sentimentos comuns (24 Leis), o mesmo do corpo Astral; enquanto o Intelectual Superior e o Emocional Superior estão sob 12 Leis (a mesma do Sol), que é a mesma matéria o 3º Corpo (Mental). O 4º Corpo (Divino) está sob 6 Leis, as mesmas Leis das estrelas.

1º Corpo, Denso – 48 Leis ( Vida orgânica )
2º Corpo, Astral – 24 Leis ( Planeta Terra )
3º Corpo, Mental – 12 Leis ( Sol )
4º Corpo, Divino – 6 Leis ( Via Láctea )
OBS: Não podemos esquecer que  a materialidade conhecida por nós está na terceira tríade da escala dos Hidrogênios.
Todos os Cosmos são materiais ( do mais refinado ao mais grosseiro ), apenas as suas manifestações sob a forma de Hidrogênio é que limitam o número de Leis que o compõem. (06/12/2000)


Nenhum comentário:

Postar um comentário