sexta-feira, 4 de outubro de 2013

AS PRÁTICAS




A lei do três, a primeira lei: ativo, passivo e neutro; é seguida da lei dos sete. Esta lei ou força se inicia como a trindade, ou Pai, Filho e Espírito Santo. E também é conhecida como o que foi dito: "onde dois ou mais falarem em mim aí estarei." Na prática devemos por a funcionar ou perceber três partes de nosso corpo, dessa maneira nossa máquina humana funcionará como esforço de Trabalho sobre si, e isto se baseia na atenção e não no sonho ou distração.


 
Um ladrão ou um caçador tem a necessidade de colocar a atenção ou na polícia ou na caça, assim como um cientista coloca a atenção num microscópio ou telescópio. A sua energia não está canalizada sobre ele. Ela está fora de si, é uma seta para fora. Um pensador matemático, filósofo, escritor, coloca a sua atenção dentro de si e dali tira sua experiência e prática. E se formos falar é como uma seta  para dentro, não percebe nada fora de si, nada dentro de si mesmo e assim os dois tipos de atenção são mecânicas.
Para nós que procuramos um equilíbrio, temos necessidade de treinar uma observação em 3 ou mais centros. Para isto tomamos como base o 1º centro, mais fácil de perceber que é a sensação do centro instintivo, isto é, o sentir o corpo. Qualquer parte dele. Inicialmente, o rosto, os ombros, barriga, etc... Com o passar do tempo esta sensação vai passando a se alastrar e passamos a sentir o corpo como um todo. Pode-se até chegar a sentir a circulação, pulsação. Este é o início e o primeiro passo é a base, pois na sensação não tem lugar para a imaginação ou fantasia, é apenas sensação. A partir dessa sensação observamos externamente os acontecimentos de fora, por exemplo, converso com alguém e observo não somente a pessoa, mas tudo o que posso, como se fosse um quadro externo onde eu e a pessoa estamos. Coloco no mesmo instante a atenção no que sinto ao receber o assunto que converso e não deixo fluir livremente o que sinto. Se for contundente, isto é, observo o meu sentimento, o que estou sentindo (raiva, prazer em falar, entusiasmo, etc...) juntamente os meus movimentos decorrentes do assunto ou postura que estou tomando .
É a vigilância contínua, como uma onda; Onde está tenso? Relaxo. Onde o desejo quer interferir (sentimento) não o deixo me influenciar: porque faço força ao falar, descontraio a tonalidade de minha voz. Neste ponto observo fora e a mim próprio, até aquilo que falo ou vozes que vem no meu interior. Sou observado e observo. As várias tendências ou Eus, não os deixo conduzir a minha vida. Somente se eles forem úteis ao todo de meu corpo, no objetivo a que me proponho, estar atento e presente em equilíbrio. Mesmo que os vários Eus se apresentem, não me conduzirão à distração. Se ouço uma música apenas ouço, não fico levado pelas recordações ou fantasias que ela me traz.
EU SOU, se conseguir isto posso falar EU POSSO então aquilo que quero fazer eu posso, pois na observação estou equilibrado nos meus movimentos, sensações e sentimentos. As impressões que o exterior me causa são apenas impressões, nada mais do que isto, não me conduzem, Eu me conduzo e as impressões, passam a me pertencer e ficar em mim como compreensão e força do meu esforço pessoal.
O esforço de cada um ao receber as impressões é canalizado para o interior dos homens. Este armazenamento dessa energia das impressões possibilitam o homem a desenvolver alguns fatores já conhecidos por nós, nos outros não, que são os seguintes:
  • PERCEPÇÃO: do que está acontecendo no momento dentro e fora de si.
  • CONCENTRAÇÃO: usar os centros para aprender algo ( no mínimo 3  centros )
  • MEDITAÇÃO: Extrair o máximo sobre um tema dado.
  • VISUALIZAÇÃO: Formar uma imagem nítida na mente, fora ou dentro de si, é quando não é usado nada exterior para se ter uma visão de outra realidade além da matéria. Forma a imagem. Visão a imagem aparece.
  • RELAXAMENTO: colocar a atenção nos músculos do corpo e relaxá-los sentindo todo o corpo.
  • ADORAÇÃO: venerar um ser de elevado nível e imitá-lo com o tempo
  • IMAGINAÇÃO: criar algo dentro do centro intelectual e colocá-lo em prática ( fazer ).
  • PENSAMENTO: é uma imaginação concretizada.
    • Concreto: tem imagens e formas.
    • Abstrato: são sons e músicas.
  • FANTASIA: é uma imaginação fictícia que não se pode realizar, não existe.
  • EMOÇÃO: sentimento do centro emocional.
  • EMOÇÃO NEGATIVA: é um artifício que não pertence ao centro emocional, foi criado ( raiva, ódio, ciúme, inveja ...)
  • SENSAÇÃO: é o sentir do centro instintivo ou centro sexual, na pele, músculos, etc...
  • PRESSÁGIO: vê alguma coisa que mostra uma outra realidade depois.
  • PREMONIÇÃO: é saber no presente através de uma visualização o que vai acontecer.
    • Sentimento: intuição
    • Cabeça: premonição
  • MIRAÇÃO: é ver outras realidades com a ajuda do Mariri e da Chacrona que se chama Hoasca.
  • ESTADO DE PERCEPÇÃO: é quando a pessoa começa a sentir pela sensação do corpo um estado perceptivo.
  • SOMBREADO: é quando a burracheira fica num estado mais fraco.
  • BURRACHEIRA: é um estado de alta sensibilidade do corpo para outras realidades não materiais e também materiais.
  • REVELAÇÃO: é quando o estado de burracheira nos mostra algo que existe fora ou dentro de nós. Tanto do passado como do futuro.
  • VIAGEM: é quando uma pessoa cria algo fictício na cabeça ficando fora de qualquer realidade desse ou outro mundo.
  • MOKUSO: relaxamento
  • CONTEMPLAÇÃO: olhar algo e estudar tudo sobre algo através de uma meditação.
(01/ 11 / 2000)

Um comentário: