segunda-feira, 1 de julho de 2013

Jovens

                                
Existem 5 tipos de jovens basicamente nos dias de hoje:
É o tipo de jovem que vive para estética, sexo e beleza. São os que marombam, fazem ginástica em Academia para mostrar o corpo, tomam bomba e vivem da exibição do seu próprio corpo como também para exibir suas namoradas para seus companheiros, sacrificando seus próprios sentimentos, e vão lutando contra a velhice que cedo ou tarde chegará mas eles não admitiram em hipótese alguma. “Sou mais forte ! Ninguém me vence! Sou mais belo! Olha como elas me olham! “É o que pensam, São os emplumadinhos, mostram apenas as penas como frangos que serão comidos com o tempo. Não devemos esquecer que também existem pessoas acima de 40 que são da mesma forma, ficam exibindo as pelancas como se fossem jovens , tentando competir com os jovens. Os homens com seus shorts e a s mulheres com seus balangandans  e suas pinturas exageradas.
“Quero outro mundo! Sou corajoso! Vou viajar com R$10,00! Uma fumadinha ( Kaya )  e já não tenho mais fome! Ninguém está vendo nada, só eu vejo tudo!”É o que pensam. Vão ao bar e aos botecos beber uma cervejinha, uma batida de limão ou um copo de uísque. Fugindo da realidade procuram como Peru de Natal um meio de ficar tonto com os olhos vermelhos ficam falando de futebol, filmes ou mulheres e se acham intelectuais porque leram Trotsky, Kant ou outros. Acham que são felizes até o dia seguinte quando vem a ressaca. Também tem os mais velhos que com suas barriguinhas e pernas  ficam escarrapachados nos bares bebendo até altas horas se achando o dono do mundo falando de política e futebol também; depois vão para casa cansados e tontos e caem na cama até o dia seguinte , quando acordam com ressaca para ir ao trabalho aos tropeções.
Revoltados. São aqueles que indo contra tudo o que está arrumado. Picham muro como quem defeca nas paredes. Aceitam qualquer  ideologia contra a estabelecida. Gritam em passeatas defendendo gays, Aids, menor carente etc...., Até abraçam a violência e racismo.Treinam luta para brigar contra os mais fracos. A sua revolta  é contra si mesmo pois fortalecem o corpo para o destruir depois. É como seus companheiros revoltados que dormem para não enfrentar o mundo levantando tarde e saem a rua achando o mundo cruel e que está contra ele. Também esses são aqueles mais velhos que não tem trabalho fixo, fazem bico a vida toda para se sustentar e passam a maior parte do tempo jogando nas pracinhas e indo à praia, sempre passando necessidade financeira e precisando da ajuda de alguém.
Conformados. “Sim papai! Já tomei banho para comer. Já escovei os dentes para dormir. Vou à festinha da Terezinha, que presente levarei?” São aqueles que como computador são massificados para seguirem o sistema e serem automatizados a casar com a mocinha bonitinha e “direita” filha de uma boa família. A mulherzinha grávida indo ao teatro toda arrumadinha, o quartinha azul esperando o bebê e a empregada para cuidar do seu futuro filho. “Vamos ver TV!” Fim de semana na casa dos pais e férias em Búzios. Como a sociedade pede que eles não tenham barriga, isso os preocupa muito. Procurando uma academia de ginástica e correndo na praia procuram manter a forma física para apresentar ao público. Temos também aqueles que abandonam o próprio corpo se empanturrando com tudo o que vê pela frente no churrasquinho de fim de semana e jogando tênis com os amigos , com uma latinha de cerveja do lado e rindo de piadas sem graça, agradando uns aos outros com uma falsa modéstia, sempre com um sorriso nos lábios até acabar o dia.  A sogra vai dormir de um lado, a mulherzinha do outro lado e assim termina mais um fim de semana.
É aquele que não aceita o que a vida lhe dá como educação e sistema de comportamento. Vêem seus pais como mau exemplo na bebida, comilança e sexo. A família cada um do seu lado não vê a sua existência. A mãe pede algo, o pai outra coisa, a escola também e assim sucessivamente ; de todos os lados uma exigência da vida. Vão do comportamento a maneira de se vestir. Então saem à procura de espiritualismo. Se estiverem sorte de escapar dos charlatões e acharem algo que mostre alguma realidade do mundo espiritual e não se fanatizarem com “religiões”, poderão um dia achar algo que os conduzam a um caminho verdadeiro sem serem levados pela fantasia que existem nas tvs e na rua.
Quais são os Caminhos Verdadeiros? São aqueles que poderão criar algo dentro do homem, como consciência e com isso uma alma. E para isso é necessário um esforço que dificilmente eles terão, como para seguir o Caminho do Faquir, Yogue ou Monge. A única chance é se persistirem no Quarto Caminho que é o que seguimos.
(15/11/2000) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário