terça-feira, 18 de junho de 2013

Círculo Interno E Externo Da Humanidade

                                          
O homem comum (1, 2 e 3) pertence ao Círculo Externo da Humanidade. A história que aprendemos desses homens através dos livros, filmes e na escola é baseada em fatos de guerra, política e movimentos populares, além das diversas culturas e povos que tomamos conhecimento em nossa vida. Mesmo aqueles mais famosos entre os homens que movimentam a massa humana recebem influência de dois lugares distintos: dos planetas (Lua) e do Círculo Interno da Humanidade (que são homens que já alcançaram um nível de ser equilibrado e até a imortalidade). Estas duas influências são constantes e não cessam em hipótese alguma.
Enquanto as influências planetárias através do Sol conduzem a humanidade para a própria evolução dos planetas em conjunto, o Círculo Interno da Humanidade conduz os homens não comuns para a evolução dentro da sua própria individualidade, isto quer dizer que os planetas evoluem através do homem e a vida orgânica da Terra. Enquanto os homens do Círculo Interno trabalham sobre si mesmo através do seu próprio esforço e não na lei do acidente, que é o comum da humanidade.
O homem ao dar as suas energias a evolução planetária também evolui, só que a lentidão dessa evolução nós não a consideramos como a evolução do homem, mas da humanidade como um só órgão ou grupo. Se pudéssemos dizer algo a esse respeito, diríamos que toda a  humanidade
está evoluindo junto enquanto os grupos que pertencem ao Círculo Interno procura a evolução de cada ser humano dentro de sua liberdade e individualidade. Se compararmos em termos de tempo, perderíamos a noção de anos dessa evolução, que teria uma diferença de milhões de anos entre um e outro, por exemplo: o homem de mil anos atrás evoluiu até hoje um mínimo (quase não dando para se notar nada) dentro de seu ser.
Um homem numa vida comum de sofrimento e felicidade vivendo 80 anos fez algo sobre si em toda a sua vida apenas alguns minutos de esforço e somente através de sofrimento voluntário ou catástrofe como a guerra, desastre e perigo inesperado na vida. As religiões como um todo são somente para o homem esperar a evolução planetária, digo, as religiões do Círculo Externo da Humanidade com seus guias espirituais e suas normas de conduta. Uma das características do caminho do Círculo Interno da Humanidade é a unidade de compreensão e entendimento, o que um sabe e afirma qualquer um que pertença a esse círculo também concorda e sabe, seja lá o que for. Não existe discordância nem aparência externa religiosa diferenciada, por isso que não devemos chamar de religião apesar de que as grandes religiões da humanidade já foram caminhos que cumpriram sua meta com o Círculo Interno da Humanidade, isto quer dizer que foram dirigidas pelo Círculo Interno da Humanidade.
Enquanto as religiões possuem normas, leis, regulamentos, uniformes, etc, os homens do Círculo Interno nem conhecidos são como religiosos ou guias espirituais, pois a sua influência sobre a humanidade é indireta e desconhecida do homem comum.
O Círculo Interno se inicia com o círculo esotérico que são os homens que já alcançaram o nível superior da humanidade, já possuem todos os níveis de consciência possíveis ao homem, possuem uma meta comum.
O Círculo Mesotérico é o intermediário, ou do meio, são homens que possuem todas as qualidades dos homens do esotérico, a diferença é que não conseguem expressar aquilo que conhecem como atividade externa. Sabem muito mais do que fazem. A sua compreensão também não é
discordante entre si, tanto faz um homem desses ter sua vida na China e o outro ser brasileiro, os dois possuem a mesma compreensão e não há discordância entre seus métodos e prática de evolução e Trabalho sobre si, o que um fala o outro concorda e sabe.
O Círculo Exotérico ou externo, são os homens do Círculo Interno que estão mais próximos do homem comum. Um homem do Círculo Exotérico pode possuir o mesmo conhecimento do homem do Círculo Mesotérico ou Esotérico, somente que este conhecimento, ou esta Filosofia não se
expressa por atos, mas também não há discordância entre eles. Este Círculo se encontra muito longe do homem comum, que pertence ao Círculo Externo da Humanidade. Eles estão muito acima da religiosidade comum que conhecemos, eles pertencem à humanidade, não a um grupo
religioso. Podem até estar dentro de um desses grupos, mas não são deles no seu interior, pertencem a um nível de ser conscientes da humanidade.
Círculo Interno da Humanidade
Círculo Esotérico – Homens com 4 corpos e com todos os níveis de
consciência possíveis ao homem ( Sol ).
Círculo Mesotérico – Homem com 3 corpos e com nível de consciência
objetiva (Planetas).
Círculo Exotérico – Homem com 2 corpos e com a consciência de si ( Terra ).

Círculo Externo da Humanidade
Círculo Exterior – São os homens de todas as religiões conhecidas e seus líderes ( não confundir com seus fundadores que eram do Círculo Interno da Humanidade ). Onde há discordância tanto na prática como nos atos, uns lutam contra os outros e possuem diversos pontos de vista. Não podemos considerar como caminhos, apenas obediência e regras de conduta na vida ordinária. A pessoa se conduzindo de acordo com as regras, interiormente não importa nada. Esta é a marca da religião comum.

A ordem e existência de um homem que é do Círculo Interno já não pertence ao mundo conhecido, a sua realidade é outra. Ele pode ser um homem comum exteriormente: mecânico, artista, etc,mas sua vida é de um outro nível e sua realidade  o conduz a um equilíbrio e liberdade não
imaginado pelo homem comum do Círculo Exterior. Aparentemente os homens do Círculo Interno da Humanidade são comuns e seguem as leis e costumes locais em que vivem, sua vida é normal mas
sua existência já não depende das leis comuns que conhecemos.
Um homem do Círculo Externo pode procurar praticar e até estar no Caminho Guerreiro, mas não é um Guerreiro nem um Feiticeiro. Estar no Caminho não significa que somos aquilo que procuramos.
(25/10/2000)

Nenhum comentário:

Postar um comentário