quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Benedito Nelson - Um Mestre Espadeiro

(entrevista da à TV Rondônia, em 2008)

Não se tem idéia de quando surgiu a primeira espada japonesa, mas os documentos nos provam que no período Jokoto (aproximadamente século IV a X) a “espada japonesa”, se assim podemos dizer, surgiu na região Honshu – Japão; Sua forma era reta e curta tendo corte de ambos os lados (Kem).

No período seguinte, Koto (século X a XVI), a espada adquiriu aquilo que hoje chamamos de “a forma única de espada japonesa”, onde ela tinha uma leveza e uma curvatura acentuada , pois foi um período de sucessivas guerras e seu uso era constante.

Após isso, no período Shinto (século XVI a XVIII) a espada ficou um pouco mais pesada e mais larga, também conhecida como “A Espada Nova”.

No período Shinshinto (século XVIII e XVIII) a espada se definiu na sua forma e no seu comprimento.

Finalmente no período moderno, Guendaito ( XVIV até os dias atuais ), foram fabricadas sem muita arte uma quantidade enorme de espadas para guerra moderna onde decaiu muito a sua forma artesanal, mas muitos artesãos conseguiram manter a tradição de mestre a discípulo até chegar ao Brasil.

Inicialmente no período Koto havia as cinco tradições chamadas Gokaden, que levava o nome das regiões onde eram feitas pelos seus artesãos:
       » Primeiro: Soshu;
       » Segundo: Bizen;
       » Terceiro: Yamato;
       » Quarto: Yamashiro
       » Quinto: Mino

Dessas cinco escolas se espalharam os vários estilos e mestres que chegaram até os dias de hoje, mantendo uma pequena diferença na maneira de preparar o aço e temperar a espada.

Interessados em adquirir espadas japonesas entrar em contato: beneditonelson@hotmail.com

2 comentários:

  1. Ainda vou comprar uma e por em lugar de destaque em meu dojo pra todos que entrarem, ver e perguntar ai eu posso encher a boca e falar: Foi fita pelo meu Mestre Hanshi Benedito Nelson. Oss!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom tarde mestre Benedito Nelson Augusto dos Santos
    Morro em Parintins amazonas
    Tem um amigo da PM do amazonas
    Lee gostaria de encomenda um facão do filme Rambo 3 do modelo específico
    wlolimag@hotmail.com fome (92)92954244

    ResponderExcluir